Notícias

Pescadores de SE cobram da SEAGRI resposta para problemas relacionados à vazão ecológica do Velho Chico

23-07-2019
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

Uma comissão de pescadores do Baixo São Francisco (BSF) fez incidência, no dia de ontem (22/07), na SEAGRI (Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca) do estado de Sergipe e na Superintendência de Recursos Hídricos do estado. O objetivo das reuniões foi reivindicar políticas públicas para a área da pesca artesanal no BSF e discutir os conflitos causados pela alteração da vasão ecológica do Velho Chico. Outro tema abordado foi o não acesso ao Seguro Defeso de pescadores do Baixo São Francisco. 

Entre os encaminhamentos tirados da reunião, ficou acertada uma visita do Secretário de Agricultura às comunidades de Bonsucesso, no município de Poço Redondo e Mocambo, no município de Porto da Folha, no mês de agosto. Os pescadores também farão uma visita à CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), acompanhados do Secretário de Agricultura, André Bonfim, para solicitar a disponibilização de alevinos para reposição dos estoques pesqueiros.

Outra decisão tomada foi a realização de uma incidência no MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para recadastro dos pescadores e encaminhamento de questões relacionadas ao seguro defeso.

O Superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha e o Secretário de Agricultura, André Bonfim também confirmaram participação no Seminário sobre Pesca e Vazão do São Francisco, promovido pelo Conselho Pastoral dos Pescadores, que irá acontecer entre os dias 15 e 16 de outubro, na comunidade de Bonsucesso, em Poço Redondo (SE).

 

 

 

Conteúdo relacionado