Quem somos

BREVE HISTÓRICO

Frei Alfredo Schnuettgen, OFMO Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) é uma pastoral social ligada a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O CPP é composto por agentes pastorais, leigos, religiosos e padres comprometidos com o Serviço junto aos pescadores e pescadoras artesanais na construção de uma sociedade justa e solidária.

O trabalho pastoral com pescadores foi iniciado em 1968, nas praias de Olinda (PE), pelo Frei Alfredo Schnuettgen, OFM. Mais tarde o trabalho se espalhou para Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 1976, com apoio de Dom Helder Câmara, a Pastoral dos Pescadores foi reconhecida nacionalmente pela CNBB, tendo como coordenador e animador o próprio Frei Alfredo. Assim, a Pastoral dos Pescadores se expandiu para outros estados do Nordeste e outras regiões do país. Em 1988 o CPP tornou-se uma instituição com personalidade jurídica.

O órgão máximo é a Assembléia Geral, que se reúne ordinariamente a cada três anos. Outro espaço de decisão e encaminhamentos é o Conselho Nacional, que se reúne três vezes por ano e é composto pela diretoria, secretaria executiva e pelos representantes dos regionais do CPP: Norte (Pará/Amapá), Ceará, Bahia /Sergipe, Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas) e Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul). O atual presidente nacional do CPP é o bispo da prelazia de Tefé (AM), Dom José Altevir da Silva.

No ano de 2019 foi celebrado o nosso cinquentenário. Quer ter mais informações sobre o nosso Jubileu? Acesse aqui.