Notícias

Congresso dos pescadores da Bacia do São Francisco discute o Bem Viver

02-04-2016
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP Nacional

A manhã de hoje (02/04) foi aberta com uma mística que denunciou a poluição do rio. A encenação teve a participação dos pescadores que atuaram e cantaram. Tiago dos Santos, neto deCongresso do rio São Francisco - Mística Toinho Pescador, leu um poema do avô, figura histórica na defesa do rio São Francisco, que não pôde participar do evento por motivo de doença. 

Após a mística de abertura, Josimar Duraes, Margarida Ladislau e Roberto Malvezzi (Gogó), fizeram falas sobre a situação do rio e a expectativa dos povos em relação ao Bem Viver, conceito que defende a convivência harmônica entre os povos tradicionais e a natureza. “Uma revitalização do rio que não leve em consideração a opinião do ribeirinho e do pescador não pode ser uma revitalização de verdade”, defendeu Josimar.

Gogó revelou que foi convidado pela CHESF para falar sobre a diminuição do nível da água no rio São Francisco e ao falar com os técnicos apontou que os grandes usuários da água do rio São Francisco são as usinas hidrelétricas, as plantações irrigadas e as mineradoras. “Se vocês que são os grandes usuários de água do rio não se importam com a revitalização do rio, como vocês querem que tenha água?”, questionou aos funcionários. 

Congresso da Bacia do rio São FranciscoGogó criticou também a ideia de transpor o rio Tocantins para o São Francisco. “Eles destroem o São Francisco aqui e agora querem transpor o rio Tocantins para destruírem lá”, falou Gogó. “Temos que ter essa consciência de que a gente levou 50 anos para destruir o rio e os biomas e não vamos levar apenas 5 anos para recuperar tudo o que destruímos”, finalizou.

Ainda durante a manhã, os participantes se dividiram em 12 grupos de trabalho divididos por diferentes temáticas, como: mudanças climáticas, educação popular, soberania alimentar, identidade e território, entre outros.

As propostas saídas dos grupos serão discutidas durante a tarde de hoje em plenária.

 

Conteúdo relacionado