Notícias

Agentes do CPP participam de curso de formação sobre educação popular e pastoralidade

22-05-2015
Fonte: 

Por assessoria de comunicação do CPP Nacional

Desde a manhã do dia 19, agentes do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) vindos de diferentes estados do Brasil estão reunidos em Olinda/PE onde participam do curso de formação Agentes têm formação sobre Educação Popularsobre pastoralidade e metodologia do trabalho de base.

Nos primeiros dias, a formação discutiu a missão das pastorais sociais com o biblista e teólogo, Sandro Gallazzi, além de refletir o papel dos agentes na educação popular junto aos pescadores e às pescadoras. “A gente não faz as coisas, a gente estimula que as coisas sejam feitas. O protagonismo é das comunidades pesqueiras”, comentou um dos agentes.

O curso também conta com a participação de Mercia Alves, da equipe do instituto feminista SOS Corpo. Mércia estimulou o grupo a discutir sobre a história do CPP e como refletir sobre a trajetória da pastoral é importante para a construção das ações populares atuais. Trazendo elementos dos discursos de Paulo Freire, a feminista também contribuiu para a reflexão sobre a educação popular praticada pelos agentes e a importância da atuação do CPP para as comunidades pesqueiras e para a sociedade. “A transformação do mundo também implica a transformação de nós mesmos”, comentou Mercia trazendo as ideias de Freire.

A formação vai até o final do dia de hoje, 22, e discute agora a análise de conjuntura brasileira e segue com a reflexão sobre os planos de trabalho para a atuação do CPP.

Conteúdo relacionado