Notícias

Educação Popular é tema de formação de agentes pastorais

05-11-2012
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Por Emanuel

Com o objetivo de qualificar a atuação crista, política e social dos agentes do Conselho Pastoral dos Pescadores por todo o território brasileiro, realizou-se o III Módulo da Formação de Agentes, possibilitando que o serviço aos pescadores e pescadoras possa responder, a partir do evangelho de Jesus, aos desafios da contemporaneidade.

O encontro aconteceu no Centro de Formação Recanto do Pescador, Olinda/PE, de 16 a 20 de outubro de 2012, com a participação de agentes do Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas e Santa Catarina, onde debateram temas como educação popular e trabalho de base.

O primeiro momento da Formação foi dedicado à apresentação dos trabalhos que as equipes das regionais realizaram em torno da temática do II Módulo – Realidade Brasileira, realizado de 07 a 10 de maio deste ano.  Os trabalhos partiram da leitura e do debate das obras Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda, pelo CPP NE e CE; Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, pelo CPP Sul; Brasil Contemporâneo, de Caio Prado, pelo CPP Norte e Sociedade de Classe e Subdesenvolvidas, de Florestan Fernandes, pelo CPP BA.

O professor Luiz Gonzaga Gonçalves, do Centro de Educação da UFPB, do Programa de Pós-Graduação Da UFPB e membro do GT de Educação Popular, trabalhou com os 30 agentes presentes a questão da Educação Popular.

O professor Ranulfo Peloso da CEPIS/SP, em seu dialogo com o CPP pontuou a importância da ancestralidade, da investigação e da analise de conjuntura, na promoção da Educação popular. Trabalhou sobre o Trabalho de base e organização popular.

Momentos marcantes da formação: visitação ao trabalho de dois grandes nomes: Paulo Freire e Dom Helder Câmara; utilização do cinema como ferramenta de debate e reflexão, com o filme “12 Homens e 01 Sentença”; relato dos Agentes do CPP Norte, sobre o acordo de pesca e conselhos de pesca.

A esperada Noite Cultural dessa vez apresentou a cultura de Laguna/SC. As Mestras de Cerimônia compartilharam vídeos, músicas, fotos e personagens históricos, tudo isso regada com lasanha de peixe, polenta, torresmos, sequilhos e botiá.

O IV Módulo da Formação de Agentes terá como foco Relações de Gênero, tratando de temas comoTeoria e Epistemologia (conceito), Teologia e Relações de Gênero, Dinâmica de Gênero, Classe e Raça, Gênero e Relações de Trabalho e acontecerá de  20 a 24/05/2013.