Notas, cartas e manifestos

Nota de pesar - Luiz Alberto e Dona Máxima, Presentes!

Tipo de publicação: 

Nesta semana, o Conselho Pastoral dos Pescadores recebeu as notícias dos falecimentos de Maria Máxima e Luiz Alberto, que com suas vidas dedicadas à causa dos oprimidos, deixaram marcas na história da luta pelos direitos das comunidades tradicionais pesqueiras. O presidente do CPP, Dom José Altevir, envia uma mensagem de esperança:

“Queridos companheiros e companheiras, com quem compartilhamos o pão de cada dia. Hoje gostaria em nome do CPP Nacional, externalizar nossa tristeza pela ausência definitiva de dona Máxima, líder das pastorais sociais, em São Luiz e articuladora do CPP no Maranhão e Luiz Alberto, fundador do Movimento Negro Unificado, MNU, que fizeram sua Páscoa Definitiva. Que o Deus da vida os acolha em seu Reino. Irmãos, que nos antecederam junto ao Pai. "Lutar NUNCA será em vão"! CADA VEZ QUE INVOCAR SEUS NOMES, POSSAMOS RESPONDER PRESENTE, NÃO APENAS COM PALAVRAS, MAS COM GESTO DE BONDADE, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, COMPROMISSO COM A CAUSA E MUITO AMOR NAS ARTICULAÇÕES! Máxima, Luiz Alberto, vocês não morreram, vocês estão em nós! A luta continuar, sem recuar, sempre unidos!” (Dom José Altevir).

Fazemos memória de Maria Máxima, liderança atuante nas pastorais e movimentos sociais. Desde 2015, Dona Máxima desempenhou um papel crucial na rearticulação da missão do CPP no estado do Maranhão. Sua espiritualidade libertadora e testemunho forte em favor dos mais pobres marcaram cada passo dessa caminhada. Hoje, ela repousa na paz e justiça eterna do Cristo Libertador.

Também relembramos de Luiz Alberto, ex-deputado federal e incansável defensor dos direitos humanos e do povo negro na Bahia e no Brasil. Sua voz ressoou na política, ecoando as demandas das comunidades pesqueiras, na busca incansável pelo reconhecimento e defesa de seus territórios. Luiz Alberto partiu desta vida, mas sua contribuição perdura, como uma luz que nos guia por justiça e dignidade.

Luiz Alberto e Dona Máxima, Presentes! Que as ondas eternas da justiça e da solidariedade continuem a guiar nossos passos.

 

14 de dezembro de 2023