Publicações

LIVRO - Os pescadores na História do Brasil

Tipo de publicação: 

 

Lançado em 1988 pela Editora Vozes, o livro "Os pescadores na História do Brasil" foi fruto do empenho de Frei Alfredo Schnuettgen, fundador do Conselho Pastoral dos Pescadores (que na época ainda tinha o nome de Comissão Pastoral dos Pescadores), em colaborar para que os pescadores artesanais conhecessem a sua história e a partir desse conhecimento, compreendessem os processos de opressão e de luta vivenciados pelas comunidades pesqueiras ao longo dos séculos, no país.

O empenho para a realização da pesquisa e publicação do livro foi de Frei Alfredo Schnuettgen, mas a ideia partiu dos próprios pescadores ao se questionarem naquela ocasião, o porquê das colônias não serem parceiras das lutas das comunidades pesqueiras. A pesquisa motivou o livro e uma campanha em defesa da retomada das Colônias pelos pescadores artesanais. Até então, a maioria dos dirigentes das Colônias eram integrantes da Marinha.

A intenção era publicar ainda mais dois volumes que abrangeriam outros períodos históricos não retratados no Volume I. A publicação dos volumes seguintes nunca aconteceu, pelas mais diferentes razões, mas continua sendo um sonho acalentado dentro do Conselho Pastoral dos Pescadores e pelo próprio Luiz Geraldo Silva, o historiador responsável pela organização da pesquisa do Volume I.

Como essa edição do livro I está esgotada há décadas e como sabemos da importância dessa publicação, estamos disponibilizando o arquivo digitalizado da publicação impressa!

Aproveitem a leitura e conheçam mais um pouco sobre a importância histórica dos pescadores e pescadoras artesanais no Brasil!!!