Notícias

Seminário debate os 50 anos do CPP na Bahia e em Sergipe

O encontro contou com a participação de pescadores, agentes e parceiros históricos do CPP 

15-10-2018
Fonte: 

CPP Regional Bahia

                                 

Nos dias 10 e 11 de outubro, aconteceu em Salvador (BA) o Seminário dos 50 anos do CPP Regional Bahia e Sergipe. Promovido pelo CPP Regional Bahia e Sergipe, este Seminário é parte dos momentos celebrativos do Jubileu da Pastoral dos Pescadores, que completará suas bodas de ouro no mês de dezembro.

O Seminário teve como objetivo fortalecer a identidade, a mística e a missão da pastoral no regional, fazendo memória histórica das ações do serviço da pastoral na Bahia e em Sergipe, que potencializaram os processos de luta, organização, conquistas e avanços da pesca artesanal.

Além de animar e fortalecer o regional, o encontro também buscou identificar os desafios e perspectivas futuras com a colaboração de pescadores e pescadoras do Rio São Francisco e do Litoral, além de representantes de organizações parceiras.

As Mesas Temáticas foram compostas por pescadores, pescadoras, Professores Universitários, grupos de pesquisas, pastorais e parceiros da trajetória do CPP. Alguns deles foram, Margarida Ladislau, Conselheira do CPP em Juazeiro (BA), Roberto Malvezzi (Gogó) e Ir Nelcida da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Franzé Souto da UEFS, Leonardo Fiúza da UNEB de Valença (BA), Cátia Cardoso da Cáritas Regional Bahia 3, Alzení Tomáz, Conselheira do CPP, o pescador Djalma do MPP e a Promotora Luciana Koury. Todos eles colaboraram no resgate da memória histórica e na leitura critica sobre os desafios atuais para a Pesca Artesanal.

Durante o seminário, houve muitas contribuições através da fila do povo e de trabalhos em grupos. Também foi construída uma linha do tempo com informações e fotos por décadas. Os trabalhos eram abertos com muita mística, simbologias e cânticos. Houve também celebração da missa com o Bispo de Juazeiro e vice-precidente do CPP nacional, D. Frei Carlos Alberto Pereira. A noite cultural foi repleta de diversidade musical e culinária.

O Pescador de Maragogipe, conhecido como Tonho Poeta, declamou varias poesias durante o evento, e uma delas parabenizava o CPP pelos seus 50 anos. "Parece que sabem de tudo, quando chegam em um lugar/ faz chorar quem é mudo e quem é cego, enxergar./ Tudo isso que eu digo, faz parte de uma conduta,/ não falo no sentido físico, mas sim no sentido de luta./ São muitas lutas ardentes, que afetam esse povão./ O CPP está presente, na luta pela água e pelo chão./ Dá coragem a quem tem força para lutar agora./ Ao CPP parabéns, pelos 50 anos de história!", declamou.

Conteúdo relacionado