Notícias

Pescadores e pescadoras de Ilha de Maré (BA) denunciam o grave desmatamento de manguezal na região

10-09-2020
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP com informações do site da CESE

Pescadores e pescadoras artesanais de Ilha de Maré, que está localizada na Baía de Todos os Santos, no município de Salvador (BA), têm denunciado desde o começo do mês de setembro uma série de desmatamentos na vegetação de manguezal da baía de Aratu. A derrubada tem sido promovida para a construção de um empreendimento portuário da Bahia Terminais. Após se manifestarem na quarta-feira (09/09) contra a destruição do manguezal na foz do rio Aratu, próximo do Porto de Aratu, os pescadores e pescadoras artesanais de Ilha de Maré retornaram ao local e registraram a continuidade da destruição do manguezal por parte dos funcionários responsáveis pela construção do empreendimento portuário da Bahia Terminais.

Os funcionários da empresa registraram imagens dos pescadores e pescadoras artesanais e agiram de maneira zombeteira quando flagraram a presença dos trabalhadores da pesca num barco próximo do local do desmatamento.

A área tem autorização para supressão de vegetação e dragagem, com licenciamento autorizado para o empreendimento portuário da Bahia Terminais. O espaço se tornará mais um porto na região, desconsiderando a capacidade de suporte do meio, o ecossistema e os impactos sociais e econômicos, especialmente a pesca artesanal.

Pescadoras e pescadores artesanais de Ilha de Maré e comunidades do entorno temem que a continuidade da ação leve à extinção do pescado e ao desequilíbrio ambiental na região, devido à importância que os manguezais têm para manter o ecossistema equilibrado. “São várias famílias que vivem desse rio, tanto pescadores de Ilha de Maré, como Caboto, Boca do Rio (que é uma comunidade que fica dentro do Porto de Aratu), a comunidade de Aratu (que é em Ilha de São João), Mapele”, enumera a pescadora Marizelha Lopes, reforçando a necessidade das autoridades locais fiscalizarem e impedirem a destruição da flora local e dos meios de sobrevivência das pescadoras, pescadores e marisqueiras da região.

 

Histórico de violações

Desde os anos de 1950, tem início um forte processo de industrialização da região, que já era habitada por comunidades quilombolas, com a instalação de indústrias ligadas à área petroquímica. Os efeitos deste processo foram rapidamente sentidos pelos moradores e moradoras locais e hoje estão documentados em pesquisas.

O Porto de Aratu é o principal escoadouro dos produtos produzidos no Polo Petroquímico da Bahia, localizado na cidade de Camaçari (BA).

Há anos o descarte irresponsável dos produtos tem contaminado as águas e adoecido a população de Ilha de Maré. Vários estudos comprovam o impacto dessa contaminação na saúde dos pescadores e pescadoras da localidade. Um dos casos mais graves aconteceu devido ao acidente do navio Golden Miller. Em 17 de dezembro de 2013, o navio das Bahamas espalhou uma mancha de óleo pela Baía de Todos os Santos.

Um estudo realizado por Neuza Miranda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mostra que a poluição das águas tem gerado um acúmulo de metais pesados em toda a cadeia alimentar regional. Como os peixes são parte fundamental da alimentação dos moradores, estes metais estão sendo ingeridos constantemente por eles.

Linha de ação: 
Conflito: 

Conteúdo relacionado

Vídeos relacionados