Notícias

Nota de solidariedade às famílias do Acampamento Terra e Liberdade, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST)

A Articulação das Pastorais do Campo manifesta solidariedade para as famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) que atravessam momento de dor diante ao trágico incidente trágico ocorrido no acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas (PA).

 

11-12-2023
Fonte: 

Comunicação | APC

A Articulação das Pastorais do Campo manifesta solidariedade para as famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) que atravessam momento de dor diante ao trágico incidente trágico ocorrido no acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas (PA). A nota abraça os companheiros e companheiras do MST e reitera que seja reparado a garantia dos territórios aos povos e comunidades tradicionais com urgência e prioridades. A nota é assinada pelas seis pastorais que integra  a Articulação das Pastorais do Campo.

Leia a Nota:

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE



“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”. (Mt 5,4)

 

A Articulação das Pastorais do Campo, formada pelas pastorais abaixo relacionadas, manifesta profunda solidariedade às famílias do Acampamento Terra e Liberdade, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), na localidade de Palmares II, em Parauapebas, sul do Pará, vítimas de um incêndio que atingiu os barracos das famílias acampadas na noite de sábado, 09/12/2023, ceifando a vida de mais de uma dezena de pessoas e deixando outras feridas.

As Pastorais do Campo, ao mesmo tempo em que manifesta sua solidariedade e lamenta profundamente esta tragédia, reitera a necessidade de que a Reforma Agrária e a garantia dos territórios aos povos e comunidades tradicionais tornem-se prioridade e urgência nos planos governamentais e os processos para a garantia desses direitos ganhem maior celeridade. Quando isso não acontece, famílias camponesas, povos e comunidades tradicionais são obrigados a viverem em acampamentos com estruturas precárias, tornando-se ainda mais vulneráveis a violências de diversos tipos e tragédias, como a ocorrida no Acampamento Terra e Liberdade II.

Que o Deus da Vida conceda muita força às famílias acampadas, especialmente às famílias das vítimas fatais, e continue dando coragem para continuarem a resistência e a luta pelo direito sagrado à terra.

Brasília/DF, 10 de dezembro de 2023

Cáritas Brasileira

Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)

Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Pastoral da Juventude Rural (PJR)

Serviço Pastoral do Migrante (SPM)

 

Imagem: Divulgação MST – PA