Notícias

Na semana da padroeira do Brasil, pescadores e pescadoras levaram a Campanha pelo Território Pesqueiro à Terra Santa

14-10-2014
Fonte: 

Por Assessoria de Comunicação do CPP Nacional

Entre os dias 8 e 12 de outubro, o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) esteve na cidade de Aparecida, São Paulo, com a Campanha Nacional pela Regularização do

MPP distribuiu pontos de coleta de assinaturas por toda Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. A simbologia do período remota aos pescadores que, no ano de 1717, encontraram a padroeira do Brasil nas águas do rio que banha o município, o Paraíba. Se apropriando desse fato histórico, o movimento fez um esforço conjunto para coletar assinaturas em prol do abaixo-assinado da Campanha, além de participarem de atividades religiosas da ocasião em homenagem à Santa negra.

Grupo de pescadores participa de programa na TV Aparecida

 

 

 

 

 

 

 

Com o apoio do Santuário de Aparecida, os pescadores e pescadoras colocaram três espaços para a coleta de assinaturas espalhados pela Basílica.  Foram quatro dias perpetuando a mensagem da Campanha e sensibilizando fiéis de diversos estados do país para a causa da defesa do território pesqueiro tradicional.

Além da coleta de assinaturas, o movimento ainda se envolveu com outras atividades no período. Na manhã do dia 10, um grupo com quatro integrantes do MPP participou de um programa televisivo da TV Aparecida, transmitido para todo o Brasil. Nele, os pescadores pediram as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida  para a Campanha e tiveram um espaço para divulgar a causa.

Já no sábado dia 11, o grupo visitou o Rio Paraíba em um momento de conhecimento histórico e de simbologia forte para as comunidades pesqueiras. No mesmo dia, a Basílica abriu espaço para que uma missa fosse realizada com o mote da Campanha.

Os dias em Aparecida fortaleceram e motivaram a luta em defesa do território pesqueiro. "Aqui percebemos  a força que temos juntos, conseguimos não só mais assinaturas para o abaixo-assinado, mas mostramos para as pessoas a existência de nossa causa. Nesse caminho, teremos mais fé e esperança para a conquista da regularização de nosso território", comentou uma integrante do MPP.

MPP visita o Rio Paraíba

Veja mais fotos do período no flickr da Campanha, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado