Notícias

Membros do CPP visitam bispo e comunidades de pescadores em Tefé (AM)

A visita tem a intenção de dar início ao trabalho da pastoral na região

21-08-2023
Fonte: 

PASCOM da Prelazia de Tefé (AM)

De 13 a 17 de agosto, representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), como o Secretário Executivo do CPP Nacional, Francisco Nonato Nascimento, a Ecônoma do CPP Nacional, Isabel Cristina da Silva e a Secretária Executiva do CPP no Regional Norte 2, Iricina Aviz, estiveram em visita a Prelazia de Tefé, no estado do Amazonas. Nesses dias cumpriram uma agenda de atividades junto a Dom Altevir, bispo da Prelazia de Tefé e atual presidente do CPP Nacional. Além das reuniões internas, o grupo realizou uma visita à Aldeia Porto Praia, para conhecer e ouvir um pouco da realidade do povo da região. 

Na manhã do dia 16 foi realizado um encontro com representantes de instituições que trabalham com os pescadores e pescadoras artesanais, além de outras instituições, onde houve relevantes discussões sobre os direitos da categoria, e como essas instituições estão atuando junto aos povos das águas. Na oportunidade, ainda estiveram presentes na primeira reunião para articulação do Conselho Municipal dos Pescadores e Pescadoras, assim como em uma sessão na Câmara Municipal de Tefé, momento em que Dom Altevir e Nonato Nascimento apresentaram um pouco do trabalho realizado pelo CPP. 

Em sua fala, Dom Altevir apresentou um breve histórico das ações pastorais que a Prelazia desenvolve junto à sociedade, destacando as ações juntos aos pescadores e pescadoras da região. Nonato, em sua fala, explanou sobre o importante papel do CPP junto aos pescadores e pescadoras, e disse ainda que pensar na defesa dos direitos dessa categoria é pensar também na defesa da vida dos territórios, e esta é uma bandeira de luta que o CPP levanta em conjunto com os movimentos populares da pesca artesanal.

O objetivo da visita dos membros do CPP na Prelazia foi especialmente para dar início à articulação do CPP na Prelazia de Tefé. Esses dias foram momentos de muitas reflexões, no intuito de encontrar caminhos para retomar as ações junto aos pescadores e pescadoras, fortificando ainda mais os trabalhos que já são feitos, defendendo e valorizando a vida das comunidades pesqueiras e dos territórios.