Notícias

Encontro Nacional debate o futuro do manguezal e das áreas de corais

12-07-2012

Com o objetivo de apoiar e fortalecer as lutas a preservação do manguezal brasileiro, mulheres e homens, povos do mar, dos mangues e da zona costeira estão participando do IV Encontro Nacional da Rede MangueMar, que está acontecendo de hoje à domingo (09),em Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, reunindo representantes do Brasil, Chile, França e Alemanha.

Cerca de 50 pessoas de 08 estados brasileiros e 04 países, entre pescadores e pescadoras, mestres e doutores da pesca, presidentes de colônias e instituições de apoio a pesca artesanal estão no Centro de Pesquisa do Nordeste – Cepene, realizando um diagnóstico da zona costeira e áreas estuarinas, locais onde o rio encontra-se com o mar.

Os conflitos da zona costeira, diretrizes mundiais para a pesca artesanal, impactos do aquecimento global sobre os corais de recifes, a política aquícola da America Latina e a campanha pelo território, são temas que estão na pauta das discussões.

Os mangues são estuários da vida marinha, onde várias espécies passam da fase de larva para a fase adulta, antes de voltarem ao mar. A exemplo do camarão, que tem sua reprodução e maturação neste ecossistema, para poder ir ao mar. Mas a degradação a partir de aterros, poluição, esgotos e a invasão pela carcinicultura, esta fadando este e outros seres a extinção.

A realização do evento é da Rede MangueMar, uma articulação que envolve movimentos de pescadores/as, ONGs, pastorais sociais e pesquisadores/as que lutam pela sustentabilidade socioambiental da Zona Costeira Brasileira.

Tema: