Notícias

Encontro em Crateús (CE) promove formação sobre benefícios previdenciários para os pescadores e pescadoras artesanais da região

02-06-2023
Fonte: 

CPP Regional Ceará/Piauí

Pescadores e pescadoras artesanais do Ceará participaram na manhã de hoje (02) do Encontro de Pescadores/as Artesanais da Região dos Açudes dos Sertões de Crateús e Inhamuns – CE, que teve como tema “Direitos Previdenciários e Pesca Artesanal”. Promovido pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) Regional Ceará/Piauí, em parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús e com membros da Articulação dos Pescadores e das Pescadoras Artesanais de Açudes (APPAA), o encontro, realizado no Auditório da Cáritas de Crateús (CE), integrou a programação da XVIII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios Inhamuns e Crateús.

Os participantes da atividade tiveram a oportunidade de compreender como funciona a previdência para assegurados e asseguradas especiais, especialmente pescadores e pescadores artesanais, além de terem tido a oportunidade de fazerem uma escuta atenta dos problemas coletivos mais enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras da pesca. Na ocasião também foram feitas sugestões conjuntas para aprendizagem e para atuação no campo da incidência política e na perspectiva de superação dos racismos institucionais vivenciados por pescadores artesanais.

O encontro teve a facilitação do advogado e agente do CPP Bahia, Marcos Brandão, que participou de maneira remota. Brandão falou sobre elementos da legislação que preveem os benefícios aos assegurados especiais.  Falou também do quanto é importante que se façam registros e declarações de comercialização da produção, pois isso facilita no acesso aos direitos previdenciários e a outros benefícios da categoria. Brandão ainda sugeriu que as associações e colônias façam um estudo da legislação vigente sobre os direitos e deveres dos pescadores. Além disso, tirou dúvidas das pescadoras e pescadores participantes da atividade.

Para a presidenta da Associação das Pescadoras e Pescadores do Açude Realejo, Cleidiane da Saúde Lima, a formação realizada hoje pela manhã teve uma importância grande para troca de conhecimento e informações que serão úteis para melhor desenvolver a garantia dos direitos das pescadoras e pescadores. “A importância de se lutar junto para que possamos conseguir com mais êxito aquilo que queremos para nossos pescadores e pescadoras. Gratidão ao CPP, MPP (Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais) e Cáritas diocesana que junto fazem um belíssimo trabalho!”, finalizou. 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo relacionado