Notícias

Diocese de Brejo do Maranhão recebe oficina sobre Território Pesqueiro

17-04-2013
Fonte: 

Por Mª José Pacheco / CPP Nacional 

 

Entre os dias 11 e 14 de abril, a secretaria nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) esteve no município de Brejo, no Maranhão, para apoiar a construção da Pastoral dos Pescadores na Diocese.

Foi feita uma oficina sobre a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, aprofundando com pescadores e agentes pastorais a proposta do projeto de lei de inciativa popular que a campanha propõe. Durante toda a atividade, contou-se com a rica e comprometida presença do bispo da Diocese, Dom Valdeci.

A oficina foi uma experiência profunda devido à riqueza da sabedoria dos pescadores e das pescadoras presentes. A cultura também esteve presente no encontro. A noite do dia 11 foi abrilhantada com uma rodada de lendas e história de pescadores que mostraram uma rica criatividade.

A Diocese de Brejo sensibilizou-se com as graves ameaças e a situação social que vivem os pescadores e as pescadoras, dos 21 municípios que compõe a diocese, todos têm atividade da pesca, e na sua circunscrição existe uma riqueza de rios, mares, manguezais e os próprios lençóis maranhenses. O povo local convive com a exuberante natureza.

Conflito

A presença de uma unidade de proteção ambiental integral nos lençóis maranhenses chamou a atenção do Bispo Dom Valdeci. Essa unidade quer restringir os direitos das comunidades locais, proibindo a pesca, a agricultura de subsistência, a construção de casas e o acesso à energia. Testemunhas afirmam que os agentes ambientais orientam os filhos dos pescadores que casam a ocuparem os fundos dos quintais das famílias, enquanto isso, esse mesmo órgão faz vista grossa para as pousadas que estão crescendo na região. Dom Valdeci ressalva que as comunidades pesqueiras convivem com estes recursos naturais há séculos, com poucos impactos, seja com a agricultura de subsistência, seja com a pesca artesanal.

Conteúdo relacionado