Notícias

Desafios e perspectivas da pesca artesanal são discutidos em evento em Tefé, Amazonas

A I Semana do Pescador e da Pescadora Artesanal do Médio Solimões promoveu encontro entre representantes e instituições ligadas à pesca artesanal na região

07-07-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP Nacional / Texto: Henrique Cavalheiro / Fotos: divulgação do evento

O Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP marcou presença na I Semana do Pescador e da Pescadora Artesanal do Médio Solimões, realizada de 27 a 29 de junho, em Tefé, Amazonas. O evento teve como tema "Tecendo redes para o fortalecimento da classe" e foi realizado pelo CPP, Federação dos Manejadores de Pirarucu da região de Mamirauá – Femapam e Prefeitura de Tefé. Participou do evento, Marcelo Apel, secretário de Economia Solidária do CPP Nacional, representando a pastoral.

A iniciativa teve como objetivo principal articular parcerias, ações e políticas públicas que fortaleçam as comunidades de pescadores e pescadoras artesanais, assim como suas organizações. Vale ressaltar que a semana é respaldada pela Lei Municipal 190, de 28 de abril de 2022, que institui a Semana Municipal do Pescador no âmbito do município de Tefé. As atividades ocorreram no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM.

Durante o evento, foram realizadas diversas mesas redondas, abordando temas cruciais para a pesca artesanal, como o potencial pesqueiro do município, acesso ao recurso pesqueiro e segurança pública nos rios, desafios da regulamentação profissional e acesso aos benefícios assistenciais, avanços e desafios das mulheres na pesca, acesso aos financiamentos e políticas públicas voltadas à classe, além dos avanços da pesca manejada no médio Solimões e suas contribuições para a defesa dos territórios.

“Muito importante o reconhecimento da pesca artesanal em legislações municipais. A discussão avançou para ter uma legislação de pesca municipal, para além de só uma semana de debates. Inclusive com a criação de um Conselho Municipal da Pesca Artesanal para controle social das políticas públicas municipais. Também se avançou no propósito para reafirmar o compromisso do CPP em avançar nas Águas Amazônicas da Prelazia de Tefé”, disse Marcelo Apel, membro do CPP Nacional.

Destaque também para a participação nas festividades promovidas pelas organizações de pescadores, como as Colônias Z-4 e ASPAMT, e para a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Tefé, em homenagem ao Pescador e Pescadora. Além disso, uma missa em honra a São Pedro foi realizada na Catedral de Santa Teresa, onde o CPP fez uma breve apresentação e entregou uma bandeira ao Padre Pedro, simbolizando o compromisso da construção da pastoral na prelazia.

Durante a mesa redonda 6, foi feita uma apresentação sobre o histórico do CPP, seus objetivos e área de atuação, bem como a intenção de iniciar o trabalho na Prelazia de Tefé. As discussões também abordaram a pesca artesanal continental, seus desafios e os caminhos para fortalecer a luta pelos territórios. O evento mostrou-se como um importante espaço de diálogo e mobilização, fortalecendo a classe dos pescadores e pescadoras artesanais da região do Médio Solimões.