Notícias

CPP Ceará/Piauí lança Websérie que revela os impactos da carcinicultura, das usinas eólicas e das mineradoras nas comunidades pesqueiras

23-12-2021
Fonte: 

Texto: Luciano Galeno com edição da Assessoria de Comunicação do CPP | Fotos: Luciano Galeno

O Conselho Pastoral dos Pescadores do regional Ceará/Piauí estreia hoje (23) no youtube e nas redes sociais, a Websérie “Grito dos Povos das Águas”. O lançamento da série aconteceu de maneira presencial, no dia 17, na comunidade do Jardim, em Fortim (CE) e contou com a participação de pescadores e pescadoras artesanais das comunidades do Jardim, Cumbe, Canavieiras e Guajiru. Os vídeos da série, em formato de mini-documentários, têm o objetivo de dar visibilidade aos conflitos socioambientais e violações de direitos humanos vivenciados nas comunidades tradicionais pesqueiras do Ceará e Piauí.

Dividida em quatro episódios, a Websérie revela os impactos da Carcinicultura e da Mineração no Ceará e das eólicas e das derrubadas das pesqueiras no Piauí. O pescador Vitor Souza, da comunidade de Canavieiras, em Aracati (CE), foi umas das pessoas que acompanhou a exibição pública e ajudou também durante o processo das filmagens. Ele defende a importância de visibilizar o que tem acontecido nos manguezais da região para que se possa barrar a escalada de destruição. “Por muitos anos esses manguezais sobreviveram a períodos de estiagem, poucos invernos, mesmos assim eles resistiam firmes e fortes, dando o alimento necessário para nossa sobrevivência. Quando estávamos fazendo as captações das imagens, percorrendo o Rio Jaguaribe, eu ainda não tinha a dimensão, pois eu só via parte da minha comunidade da Canavieira. Aí fomos até a comunidade da Volta e eu vi uma devastação maior, que causou uma profunda tristeza, pois eu conhecia aquela área por muito tempo e era uma área muito rica, abundante tinha os mangues muito verdes, imponentes”, lamenta.

Para a pescadora Cleomar Ribeiro, da comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati (CE), os vídeos apresentam as ameaças ao território pesqueiro e ao modo de vida dos pescadores e pescadoras artesanais. “Ver seu território sendo destruído é muito doloroso para nós pescadores. Por que essa relação com o nosso território, a relação com o mangue, com o rio, isso é forte, isso é cultura, é a nossa identidade, como a gente sempre diz. É preciso dizer que tanto a comunidade do Cumbe, de Canavieiras, do Jardim e da Volta vêm vivendo esse processo de muita destruição, de muita degradação, poluição e isso vem causando expulsamento nosso dessas áreas. Essas áreas que vivemos a vida inteira, nossos pais e nós estamos sendo expulsos dessas áreas e a gente não aceita isso”, defende.

Para o agente do CPP Piauí, Luciano Galeno, o lançamento da Websérie foi um importante momento de reflexão e resistência entre as comunidades, que trouxeram parte dos conflitos vivenciados nos seus territórios. “É o momento de se somar à luta de outros companheiros em outras regiões, ficando claro que a união é um elemento chave para combater os diversos desafios e conflitos contra os grandes empreendimentos e contra o grande capital, que chegam nas comunidades tradicionais pesqueiras”, defende.

A série tem o primeiro capítulo, intitulado “Carcinicultura: O Impacto nas comunidades do rio Jaguaribe”, lançado hoje. Os outros três capítulos que tratam dos temas das Eólicas, Mineradoras e Pesqueiras serão lançados respectivamente nos dias 24, 27 e 28. Acompanhem nas nossas redes sociais os lançamentos, assistam e compartilhem.

Confira o primeiro episódio, logo abaixo!

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado

Vídeos relacionados