Notícias

CPP – Regional Maranhão recebe visita de representante da Misereor

Por dois dias, Almute Heider conheceu a comunidade e participou de uma roda de conversa com moradores

03-04-2023
Fonte: 

 

Assessoria de Comunicação do CPP | Texto e fotos: CPP - Regional Maranhão 

O Conselho Pastoral dos Pescadores - Regional Maranhão, recebeu a visita de Almute Heider, representante da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento, nos dias 23 e 24 de março de 2023. A agenda foi uma das atividades de acompanhamento aos parceiros da Misereor no estado, onde foi possível avaliar e dialogar sobre o trabalho realizado pelo CPP nas comunidades pesqueiras do local.

No primeiro dia, foi discutido a realidade do campo no Maranhão e o projeto apoiado pela Misereor, que tem contribuído para o fortalecimento comunitário nos eixos de Território e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Organização; e Economia Solidária.

Já no segundo dia, Almute Heider participou de uma roda de conversa na Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora, onde ouviu relatos sobre as violações de direitos humanos enfrentadas pela comunidade. 

Bar da Hora, comunidade de pescadores localizada em Barreirinhas - MA, entre as comunidades Mandacaru e Atins, é composta por cerca de 100 famílias. Além do trabalho com a pesca artesanal, a comunidade oferece o Turismo Comunitário de Base, uma forma de turismo que valoriza a comunidade local como protagonista da experiência. Os moradores recebem os visitantes em suas casas e organizam atividades que apresentam o dia a dia e a cultura local, sempre com base nos princípios da sustentabilidade sociocultural, econômica e ambiental.

A visita foi uma oportunidade valiosa para a Misereor e o CPP reforçarem a importância do trabalho conjunto em prol do fortalecimento das comunidades pesqueiras do Maranhão e da garantia de seus direitos.

Linha de ação: