Notícias

CPP é homenageado no Senado pela sua luta em defesa das populações tradicionais e do meio ambiente

08-06-2022
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) foi uma das 13 organizações homenageadas na manhã de hoje (8), no Salão Nobre do Senado Federal, devido a sua atuação na defesa do meio ambiente e das populações tradicionais do Brasil. O pedido de homenagem foi feito pelas Liderança do PSOL, Liderança do PT, Liderança do PSB, Liderança da Minoria, Rede Sustentabilidade, Frente Parlamentar Ambientalista, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Liderança do PV.

O Secretário de Direitos e Organização do CPP, Francisco Nonato, representou a pastoral na premiação. A deputada indígena, Joênia Wapichana (Rede/RO), foi quem entregou o prêmio e lembrou da importância do CPP para a defesa dos ambientes costeiros.

No discurso de agradecimento, Nonato lembrou dos 54 anos de serviço do CPP às comunidades pesqueiras, no enfrentamento  à violência colonial que continua no país."Estamos falando de 522 anos de um projeto genocida que não suporta comunidades indígenas, quilombolas, comunidades de terreiro e comunidades pesqueiras. Mas estamos aqui para afirmar que vamos mudar o quadro dessa política desde o império até os dias de hoje".

Nonato também defendeu a democracia como forma de fazer enfrentamento ao projeto genocida. "Afirmamos também o nosso comprometimento com uma democracia radical contra o projeto genocida em curso que tem acumulado contra as nossas vidas".

Além da homenagem, o CPP distribuiu o Relatório de Conflitos Socioambientais em comunidades pesqueiras para os deputados e deputadas que estavam presentes no evento. Entre as organizações que foram homenageadas estava também a Comissão Pastoral da Terra.

Na ocasião foi lembrada também a urgência das buscas pelo jornalista Dom Phillips, que escreve para o jornal'The Guardian', e pelo servidor licenciado da Funai, Bruno Pereira,  que estão desaparecidos desde domingo (5).

Conteúdo relacionado