Notícias

Congresso Internacional de Mulheres da Pesca Artesanal 2013

05-06-2013

 

Cerca de cento e cinquenta mulheres pescadoras artesanais, provenientes de todas as regiões do Chile, incluindo representantes da Ilha de Páscoa e Juan Fernández, mais representantes de 13 países da América Latina, América Central, e do Caribe, chegam hoje, 4 junho, a Valparaíso, no Chile, para participarem do Congresso Internacional de Mulheres da Pesca Artesanal 2013.

A chamada, realizada pela Conferência Nacional de Pescadores Artesanais do Chile (Conapach), será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho, no hotel Diego de Almagro e contará com especialistas das áreas de gênero, pesca e desenvolvimento, aquicultura e sustentabilidade, entre outras. Também apresentarão suas experiências pescadoras artesanais vindas da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá, Costa Rica, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Brasil, Kenia e Colômbia.

A ideia é proporcionar um espaço de encontro e reflexão sobre como o setor pesqueiro pode aumentar sua contribuição na luta contra a pobreza, pela soberania alimentar e para o crescimento econômico a partir das perspectivas das mulheres pescadoras artesanais, incentivando a responsabilidade individual e coletiva das famílias e comunidades pesqueiras para a construção de seu próprio desenvolvimento.

Este Congresso acontece em um período no qual o aumento do consumo de peixes e mariscos marca as novas tendências que preferem o natural e confiável, vindos do meio ambiente, abrindo novas oportunidades para a pesca artesanal, que oferece o uso de forma sustentável dos recursos pesqueiros.

Tema: