Notícias

Comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos lançam carta para reivindicarem direito de resposta ao Jornal A Tarde

22-04-2021
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

Comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos divulgam hoje (22), no Dia da Terra, carta onde denunciam a perseguição que têm sofrido de empresários, que ameaçam o território e a permanência do modo de vida dessas comunidades. Como exemplos dessas ameaças estão a construção de Portos que descumprem a legislação ambiental, empreendimentos que invadem territórios quilombolas e artigos de jornais que questionam a identidade dessas comunidades.

A Carta é assinada por mais de 30 organizações quilombolas, ambientalistas e grupos de pesquisa, que reivindicam o direito de resposta aos artigos publicados, nos dias 29/03 e 6/04, na coluna intitulada "O Carrasco", que é veiculada no jornal baiano, A Tarde. Nos textos são feitas insinuações de que as comunidades quilombolas de Ilha de Maré estão envolvidas com o tráfico de drogas e que estariam praticando atos terroristas em mobilizações que tiveram o objetivo de reivindicar o cumprimento de ordem judicial, que havia embargado a continuidade de obras consideradas ilegais pela justiça, devido à ausência de Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).  

Entre os empreendimentos que ameaçam as comunidades estão a construção do Porto da Bahia Terminais na Baía de Aratu, que ameaça de maneira mais direta a comunidade quilombola Boca do Rio, localizada no município de Candeias (BA), e a invasão ao território quilombola de Conceição de Salinas, pelo empreendimento Parque das Margaridas, localizado no município de Salinas das Margaridas (BA). "Os projetos estão cheios de irregularidades e descumprimentos tanto ambientais quanto sociais, e expressam o racismo estrutural e ambiental no qual, o Coronel (em Conceição de Salinas) e o "Carrasco" (na Baía de Aratu) são donos e contam com a conivência dos órgãos ambientais", afirma a carta.

Confira a Carta na íntegra aqui ou logo abaixo!

 


 

Carta aberta à sociedade das Comunidades Quilombolas da Baía de Todos os Santos

As Comunidades Quilombolas da Baía de Todos os Santos, especialmente Conceição de Salinas e Ilha de Maré estão sendo atacadas pelos coronéis e carrascos, que se acham no direito de reconhecerem ou não as comunidades remanescentes de quilombos, na tentativa de apagar as histórias de resistência e luta dos seus ancestrais. O chicote hoje é usado de outra forma, está camuflado, nesse momento, em uma coluna do jornal A tarde. Chicoteando nosso povo ao afirmarem que na Baía de Todos os Santos não existe quilombola. Atitude extrema de racismo que não podemos tolerar.

O Coronel e o Carrasco inconformados com os avanços da autonomia e liberdade das comunidades que defendem seus modos de vida e os territórios ancestrais na Baía de Todos os Santos, de forma desesperada usam de estratégia desumanizadora e racista, tentando pôr em dúvida a nossa identidade. Tem difamado as  lideranças com ilações perigosas de associar as lideranças e pessoas da comunidade como traficantes de drogas. Tudo isso em decorrência das denúncias de irregularidades do projeto da Bahia Terminais, na Baía de Aratu e da invasão ao território quilombola de Conceição de Salinas pelo empreendimento Parque das Margaridas. Os projetos estão cheios de irregularidades e descumprimentos tanto ambientais quanto sociais, e expressam o racismo estrutural e ambiental no qual, o Coronel (em Conceição de Salinas) e o "Carrasco" (na Baía de Aratu) são donos e contam com a conivência dos órgãos ambientais.

Eles estão acostumados a aumentar sua riqueza passando por cima das leis ambientais e de direitos das comunidades tradicionais, ameaçando pessoas e  comunidades e negando os direitos conquistados, historicamente, por esses povos. Dessa forma, reiteramos que não cabe a nenhum empresário do ramo de gás (O Carrasco) e nenhum Coronel, herdeiros dos Senhores de Engenho, dizerem o que somos e para onde vamos. Nossa história e identidade não são vocês quem decidem.

Nosso modo de ser e viver garante a preservação das Águas, das matas e das florestas. O plano deles é o mesmo dos seus tataravôs, escravizar nossos corpos e destruir a natureza e todas as nossas riquezas, para dominarem e obterem vultuosos lucros. Seguirmos firmes e fortes na luta em defesa dos nossos territórios e, consequentemente, na luta pelo ambiente que garanta vida para as presentes e futuras gerações.

Exigimos a retratação pública do Jornal Atarde e direito de resposta.

No Rio e no mar - Pescador na luta!

Nos açudes e nas barragens - Pescando a liberdade! Hidronegócio? Resistir!

Cercas nas águas? Derrubar!!

Assinam essa carta:

Movimento dos Pescadores e Pescadores artesanais

Conselho Quilombola de Ilha de maré

Conselho quilombola de Ilha de maré – Salvador - BA

Associação Remanescente de Quilombo de Acupe – Santo Amaro – BA

Associação dos Remanescente de Pescadores e Remanescentes de Quilombo da Cambuta Frutos do Mar – Santo amaro -BA

Associação de Pescadores e Moradores do Angola- AMAN – Maragogipe – BA

Associação dos Remanescentes do Quilombo Salamina Putumuju - BA

Associação dos Remanescentes do Quilombo Porto da Pedra e Mutamba – Maragogipe – BA

Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Braz - Santo Amaro – BA

Associação dos Remanescentes do Quilombo Porto da Pedra e Mutamba - BA

Associação Quilombola de Pescadores/as e Lavradores/as – Guaipanema – BA

Associação Remanescentes do Quilombo de São Francisco do Paraguacu Boqueirão- Cachoeira – BA

Associação quilombola de Santiago do Iguape – Cachoeira-BA

Associação Quilombola de Dom João

Comunidade remanescente do Quilombo do Buri 

Comunidade do Quilombo do Zumbí de São Roque do Paraguaçu

Associação de Pescadores e Marisqueiras do Espaço Quilombo

Associação de Remanescentes do Quilombo Alto do Tororó

Apoiam as Comunidades Quilombolas da Baía de Todos os Santos:

Articulação Nacional de Quilombos

Conselho Pastoral dos Pescadores

Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia

Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais - AATR/BA

Vida Brasil

Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia (LETNO/UEFS)

Grupo Costeiros - Estudos Socioespaciais/UFBA

Grupo de Pesquisa COLAPSO - Natureza e Sociedade

Núcleo de Desenvolvimento Cultural Espaço Quilombo

Associação dos Remanescente de Quilombo do Pratigi e Matapera – Camamu – BA

Associação de Pescadores e Marisqueiras do Espaço Quilombo – Salvador - BA

Associação de Marisqueiras e Pescadores de São Roque do Paraguaçu – Maragogipe – BA

Associação Comunitária Beneficente dos Pescadores do Bairro de Ponta de Souza – BA

Associação dos Pescadores Pescadoras e Quilombola de Graciosa – BA

Associação de Moradores e Amigos de Garapuá – Cairu - BA

Associações de Pescadores e Pescadoras de Remanso – BA

Associação Quilombola do Cumbe/Aracati – CE

Associação quilombola de pescadores(as) e lavradores(as) dos quilombos do distrito do guai;guaruçu,tabatinga,giral grande,guerem e porto da pedra

Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape – CECVI – BA

 

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado