Notícias

CNBB promove série de lives sobre a encíclica 'Laudato Si'

CPP participará da live do dia 22/05, que debaterá "A defesa da Casa Comum".

20-05-2020
Fonte: 

Assessoria de comunicação do CPP com informações da CNBB

Neste mês de maio a Encíclica “Laudato Sí”, sobre o cuidado com a Casa Comum, do Papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo preparadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta.

Neste sentido, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’.  A abertura oficial aconteceu no dia 16 de maio, com a oração das comunidades, da qual participaram o bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão pela Ecologia Integral e Mineração (CEEM), dom Sebastião Lima Duarte, e os bispos membros da Comissão.

Já a partir de amanhã, dia 21, acontece a primeira live com o tema “A Ciência e a pesquisa dialogam com a Laudato Si”, às 18h. Participarão dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e secretário da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração; a pastora Romi Bencke, secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a Ima Célia Vieira, Ecóloga e pesquisadora do Museo Goeldi; e o Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da UNICAMP.

No dia 22 será a vez da temática "A defesa da casa comum" e contará com a participação do Secretário Temático de Direitos do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Francisco Nonato. Além de Nonato, participarão também Dom André de Witte, Bispo emérito de Ruy Barbosa, Marina Oliveira, representante da Arquidiocese de Belo Horizonte, Gilberto Vieira, representando o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Jean Ann (Jeane) Bellini, representando a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

As próximas lives, que acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, podem ser acompanhadas também pela página da CNBB no Facebook e YouTube. Também como parte da celebração da Semana, no dia 24 de maio, às 8h, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá a celebração da Eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Piedade pelos cinco anos da ‘Laudato Si’. Já o encerramento, dia 25, será direto de Brumadinho (MG), onde o bispo auxiliar de Belo Horizonte e membro da Comissão, dom Vicente Ferreira, vai presidir a Santa Missa, às 18h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos dias da Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração:

22 de Maio – 18h

A defesa da casa comum


Dom André de Witte – Bispo emérito de Ruy Barbosa

Marina Oliveira (Arquidiocese de Belo Horizonte)

Gilberto Vieira (Conselho Indigenista Missionário – CIMI)

Jean Ann (Jeane) Bellini (Comissão Pastoral da Terra – CPT)

Francisco Nonato (Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP)

 

 

23 de maio – 18h

Cantando e celebrando a Laudado Si


Roberto Malvezzi (Gogo) – Assessor da CEEM

Padre Joaquim

Zé Vicente – poeta, lavrador, compositor, cantor

24 de maio – 8h

Celebração da Eucaristia na Serra da Piedade – 5 anos de Laudato Si’


Dom Walmor Oliveira de Azevedo

25 de maio – 18h

25 é todo dia – Missa em Brumadinho


Dom Vicente Ferreira (CEEM)

Conteúdo relacionado