Notícias

Campanha da Fraternidade 2024: "Fraternidade e Amizade Social"

Com o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), a proposta visa despertar a consciência sobre a importância da fraternidade humana, incentivando a experiência da amizade social como antídoto à cultura da indiferença

15-02-2024
Fonte: 

Texto: Henrique Cavalheiro - Comunicação CPP / Com informações da Comunicação da CNBB

Ao iniciar o período da quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024, com o objetivo central de promover e fortalecer a vivência da Amizade Social, desafiando a superação da indiferença que, muitas vezes, torna a sociedade insensível às necessidades dos outros.

Em sua abordagem, a Campanha destaca a necessidade de refletir sobre as causas dos conflitos, hostilidades e agressividades nas relações humanas, ressaltando que a ausência de amizade pode resultar em indiferença e até violência.

CLIQUE AQUI e conheça o Hino da CF 2024

Este ano, é comemorado os 60 anos da CF, este marco é sinal profético da missão evangelizadora da Igreja em prol da vida humana e do cuidado com a Casa Comum. O Texto-Base da Campanha 2024 oferece palavras-chave, como acolhida, compaixão, diálogo, convivência e empatia, que delineiam a importância da amizade social.

A Campanha desafia a sociedade a rejeitar fenômenos como a cegueira moral, que induz à indiferença e à insensibilidade. Além disso, destaca a importância de abrir-se à experiência da amizade, estimulando a proximidade, acolhida incondicional e intercâmbio de dons.

CLIQUE AQUI e conheça o site oficial da CF 2024

O tema "Amizade Social" tem como inspiração a Carta Encíclica "Fratelli Tutti" do Papa Francisco, publicada em 2020. O Papa, em seu sonho de fraternidade e amizade social, busca despertar um anseio mundial de fraternidade, destacando a importância de sonhar juntos como uma única humanidade, construindo um futuro em que todos sejam reconhecidos como irmãos. A Campanha da Fraternidade 2024 se propõe a ser um instrumento de transformação, promovendo a cultura do encontro, da solidariedade e da paz.

O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da abertura da CF aos fieis brasileiros, onde destaca os 60 anos e a importância da Campanha para a Igreja no Brasil e para toda a sociedade.

“Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a “todo ser vivo” (FT 59), vencendo fronteiras e superando “as barreiras da geografia e do espaço” (FT 1)”, escreveu o papa.

LEIA AQUI a mensagem do Papa na íntegra.

A campanha teve seu início oficial na Quarta-Feira de Cinzas (14), e se estenderá por toda a quaresma e ao longo do ano.

  • Com informações CNBB