Notícias

É URGENTE RETORNAR AO NOSSO PRIMEIRO AMOR – Segundo Dia de Assembleia Inicia com Reflexão sobre a Ótica da Sinodalidade

Na manhã desta terça-feira (27/02), os agentes de pastoral do CPP foram conduzidos por Dom José Altevir, presidente do CPP, em uma reflexão profundo sobre "Memória, projeto e segmento na ótica da Sinodalidade na Ação Pastoral

27-02-2024
Fonte: 

Texto: Henrique Cavalheiro - Assessoria de Comunicação do CPP

Na manhã desta terça-feira (27), segundo dia Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP, Dom José Altevir, presidente do CPP, destacou a essência da missão do Pastoral, fundamentada na sinodalidade e na força libertadora do Evangelho. O bispo enfatizou a importância de respeitar a cultura dos pescadores e pescadoras, estimular suas organizações e trabalhar pela libertação integral, encorajando a intensificação do trabalho de formação. Além disso, ressaltou a luta pela preservação do meio ambiente como vital para a conquista de direitos básicos das comunidades pesqueiras.

Dom Altevir alertou para que os agentes de pastoral nunca percam a mística que sustenta o CPP, relembrando o compromisso com a luta dos pescadores e pescadoras, destacando a importância da persistência, paciência e união diante dos desafios. O presidente do CPP ressaltou a necessidade de manter viva a chama da profecia e o espírito crítico diante das situações de violência, destacando a sinodalidade como um modo natural de ser Igreja.

“Faz bem recordar e revisitar nosso primeiro amor, sentir se estamos nos distanciando muito de nossa origem. O CPP traz em sua origem uma verdadeira mística que nos sustenta por muitos anos; se não fosse essa mística, não estaríamos hoje aqui com essa cabeça e coração. Agentes pastorais com a mística libertadora e profética”, disse Dom Altevir. 

Anunciar a força libertadora

Segundo o bispo, é fundamental que o CPP retorne às suas raízes, recordando que o Conselho faz parte da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável pelas pastorais sociais. Como recordou Dom Altevir, a missão do CPP é anunciar a força libertadora do Evangelho, revelando aos pobres, através dos pobres, com eles e por meio deles, a transformação das estruturas de violência. Assim, com este alicerce, a Pastoral terá seu guia na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“Os objetivos serão alcançados por meio da força libertadora do Evangelho. Eu acredito que meu papel com vocês não é de ensinar, mas de caminhar junto”, afirmou.

A importância de se manter a alegria e a esperança no caminho da missão como CPP, foi alertado por Dom Altevir, que reforçou que o conteúdo valioso na essência da pastoral, ninguém poderá tirar, pois é fruto da mística profética que acompanha o Conselho desde sua criação. Ele ressaltou que, por vezes, mesmo aqueles com técnica perfeita podem não alcançar o que os agentes fazem, devido à mística singular que caracteriza o CPP. "Alguns desafios são impostos pela prática do Evangelho, mas alguns são feitos por nós mesmos. O que chamo de vaidade, esses nós podemos mudar”, apontou Altevir. 

Partilhar 

Após a explanação do bispo, os participantes da Assembleia se dividiram em grupos de trabalho para debaterem e aprofundarem no relatório síntese “Uma Igreja Sinodal em Missão”, construído na XVI Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos. A ideia é que todos e todas possam conhecer, silenciar, dialogar e construir, por meio de pontos de convergência, uma visão do CPP sobre a Igreja Sinodal.

A Assembleia prossegue até sexta-feira (1º de março) com a apresentação de experiências exitosas dos regionais e com a avaliação das ações realizadas pelo CPP no ano de 2023.