Conflito socioambiental

Comunidade das Marisqueiras; Comunidade Tabuleiro

Município(s) atingido(s): 

Cajueiro da Praia (PI), Parnaíba (PI)

Localização

Cajueiro da Praia
Piaui
Período: 
2014
População atingida: 

220 famílias

Agentes causadores: 
Piauí Pescados (Cajueiro da Praia); Fazenda do Mário (Fazenda de Camarão) – Parnaíba-PI
Tipo de Agentes causadores: 
Situação do conflito: 

Os pescadores da comunidade relatam que produto químico da empresa Piauí Pescados está matando a biodiversidade de mariscos, que possui uma grande produção no Piauí. Os pescadores e pescadoras utilizam a casca dos mariscos para fazer artesanato e gerar renda para seu sustento, além de produzir insumos para o piso de suas casas. Ou seja, tudo é utilizado de forma sustentável, um fato que se torna positivo quanto ao uso dos recursos naturais. Entretanto, o produto químico utilizado pela Piauí Pescados atinge diretamente e indiretamente a saúde da comunidade pesqueira, afetando a qualidade da água, influenciando negativamente na pesca artesanal em termos de produção.

Em outra fazenda, de camarão, os pescadores residentes próximo ao local não podem utilizar o território para realizar suas atividades (pesca artesanal) e também para plantar seus meios de sobrevivência, sofrendo com a ação dos proprietários de terras privadas que lhes tiram o direito ao território pesqueiro na região.

Grupos apoiadores e parceiros : 

Comissão Ilha Ativa (CIA), organização não governamental/ Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal/ Associação dos Barraqueiros da Pedra do Sal/ Associação Comunitária da Pedra do Sal/ Professores das universidades Federal e Estadual do Piauí, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Turismo/ Articulação das Mulheres do Piauí/ Sindicato dos Pescadores de Parnaíba – SINDPESCA/ Associação das ASPEAPA/ Colônia Z-7 de Ilha Grande/ Sindicato dos Bancários/ Associação das Manjubeiras/ Secretaria da Pesca de Ilha Grande/ Sindicato dos Pescadores de Murici dos Portelas/ Universidade Federal do Piauí – Curso de Turismo e Engenharia de Pesca