Saiu na imprensa

Ministério da Pesca e Aquicultura anuncia três novos secretários nacionais

André de Paula confirmou os nomes que ocuparão as secretarias de Pesca Artesanal, Pesca Industrial e Registro, Monitoramento e Pesquisa
05-01-2023
Imprensa: 

Publicado originalmente no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 04/01/2023

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou, nesta quarta-feira (4), os nomes que comporão as secretarias nacionais da Pasta. Os novos secretários têm perfil técnico e ampla experiência no setor.

A Secretaria Nacional de Pesca Artesanal será conduzida pelo professor Cristiano Wellington Noberto Ramalho, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp.

A engenheira de pesca, professora, mestre e doutora, Flávia Lucena Frédou ficará à frente da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa.

O zootecnista Carlos Mello, mestre e doutor em Aquicultura, ocupará a Secretaria Nacional de Pesca Industrial.

Cristiano Ramalho e Flávia Frédou integraram a coordenação do Grupo Técnico de Pesca, no âmbito da Comissão de Transição Governamental 2022.

>> Confira os perfis dos novos secretários do Ministério da Pesca e Aquicultura:

Cristiano Wellington Noberto Ramalho tem graduação em Ciências Sociais pela UFRPE, mestrado em Sociologia pela UFPE e doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia (DS) da UFPE e pesquisador do CNPq. Estuda o universo das comunidades pesqueiras artesanais há mais de 26 anos, trabalhando em parceria com vários movimentos sociais representativos da pesca artesanal, a exemplo do MPP, ANP e CPP.

Flávia Lucena Frédou é graduada em Engenharia de Pesca pela UFRPE (1995), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG (1997), doutorado em Modelagem pela University of East Anglia (UEA, Inglaterra, 2000) e Pós-doutorado no IRD (Institut Pour la Recherche et Development, França, 2014). Atualmente, é professora titular da UFRPE, atuando principalmente na avaliação e gestão dos recursos pesqueiros, inclusive em comitês Nacionais e Internacionais da pesca.

Carlos Mello tem graduação em Zootecnia pela UFRPE, mestrado e doutorado em Aquicultura pela UFSC. Atua na área de zootecnia e recursos pesqueiros há mais de 20 anos. É consultor técnico da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Com ampla experiência em produção, pesquisa & desenvolvimento e gestão, representa o setor em fóruns nacionais e internacionais sobre gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros.