Campanha sem Cerrado, sem água, sem vida
A campanha em defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida ". O Conselho Pastoral dos Pescadores, juntamente com outras 35 organizações, faz parte da campanha que quer tornar conhecido o patrimônio histórico, cultural e biológico do Cerrado – seus povos, sua biodiversidade e sua importância para a vida na terra.
O bioma localizado na parte central do Brasil é conhecido como caixa d’água por abrigar três nascedouros das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica/Tocantins, São Francisco e do Prata. A expansão do agronegócio nas últimas décadas, no entanto, já destruiu 52% do bioma. Por isso a Campanha tem como objetivo alertar a sociedade e denunciar a destruição do Cerrado e as violências contra os povos e comunidades que vivem neste espaço.
Por essas razões a campanha tem se pronunciado contra o MATOPIBA e tem defendido a aprovação da PEC 504, que tramita no Congresso desde 1995 e que propõe que o Cerrado e a Caatinga sejam reconhecidos na Constituição Federal como patrimônios nacionais, assim como já acontece com os biomas da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal. Outra proposta defendida pela campanha é a Moratória ao Cerrado, para que o bioma possa ter um tempo de recuperação sem a ação do agronegócio.
Acesse o site da Campanha!
Conteúdo relacionado
CPP participou do seminário que debateu os desafios e as propostas para a democratização do acesso à terra e à proteção dos territórios tradicionais |
|
|
|
Recomendação enviada à SPU afirma que iniciativa é legal e necessária para apaziguar conflitos fundiários |