Notas, cartas e manifestos

Uma nota de agradecimento e esperança - Pedro

Tipo de publicação: 

 

O Conselho Pastoral dos Pescadores externa seu pesar, ao mesmo tempo que agradece e mantém viva na memória coletiva a Páscoa de nosso Profeta Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia em Mato Grosso. Sua presença e voz esperançosa é sinal de fé e rebeldia da Igreja dos Pobres por uma Terra Sem Males contra o latifúndio da terra e das águas. Hoje, uma semente é lançada na terra e se torna sementeira de esperança em tempos de ódio. Teu exemplo de homem simples e dedicado à causa da libertação ficará marcado na nossa caminhada. 

Dos olhos de milhares de agentes de pastoral, militantes, povo de Deus, lágrimas jorram e se fazem água para regar a esperança do Profeta do Araguaia na construção do Reino. Agradecemos  por ser esperança, presença e comunhão com as lutas do povo brasileiro, por vida e liberdade, mesmo que muitos dos nossos tenham atravessado o mar vermelho do martírio. Teu apostolado foi de profunda dedicação em manter viva a luta e memória dos pobres da terra.

Agradecemos por nunca ter deixado esquecer das mulheres e homens  que dedicaram  sua vida ao serviço do Reino e que tiveram suas vidas ceifadas pela violência e ganância dos poderosos. A mística da memória do martírio em Nuestra América tem tua marca e teu poema.

Teu poema é presente entre nós mesmo na profunda e prolongada noite escura que estamos atravessando, mas a esperança da estrela de Belém anuncia que o novo vai chegar. Teus gestos e voz seguem sendo marcas de um Deus vivo encarnado na ação pastoral  do CPP junto às mais diversas comunidades tradicionais pesqueiras. 

Seguimos de cá, no balanço das águas, construindo caminhos de possibilidade, na mística libertadora e no colo da Mãe Aparecida da libertação. Seguimos de sandálias nesta terra Profeta, na luta por dias melhores. Continuamos tua canção entre lagoas, açudes, manguezais, rios e mares. 

Que Deus Pai e a Virgem de Guadalupe te acolham em seus braços! 

Dom Pedro intercedei por nós!

 

8 de agosto de 2020

Conselho Pastoral dos Pescadores