Notas, cartas e manifestos

Nota de Pesar pelo falecimento de Maria Bernadete Pacífico

Tipo de publicação: 

 

O CPP vem manifestar profundo pesar pelo assassinato da liderança quilombola e Ialorixá Maria Bernadete Pacífico, dona Bernadete como a chamávamos, da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares em Simões Filho na Bahia.

Dona Bernadete foi executada em sua casa na noite do dia 17/08, num contexto em que denunciava vários crimes socioambientais praticados no seu território por grandes empresas, bem como lutava pela titulação do território quilombola, em tramitação no INCRA desde 2008. Também lutava incansavelmente para elucidar o assassinato do seu filho, Binho do Quilombo, assassinado há seis anos no mesmo local e com o mesmo contexto e características. O assassinato desta liderança é uma afronta ao Estado e aos movimentos sociais.

A elucidação dos assassinatos de Dona Bernadete e Binho do Quilombo, a punição dos executores e dos mandantes, deve ser célere sob pena de tornar vulneráveis todas as outras lideranças quilombolas e de outras comunidades quilombolas neste país e neste estado que se encontram ameaçadas.

Titular a terra da comunidade Pitanga dos Palmares e garantir as políticas públicas é também um gesto mínimo que o Estado através dos governos federal e estadual devem fazer para honrar sua memória e a luta da comunidade.

Nossa solidariedade à sua família, à sua comunidade e movimentos que fez parte, especialmente a CONAQ da qual era coordenadora.