Notas, cartas e manifestos

Nota de Pesar pelo falecimento de D. José Haring

Tipo de publicação: 

 

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Frei José Haring, ofm, na manhã de hoje (24), véspera do aniversário de nascimento do menino Jesus.

Nascido na cidade alemã de Gronau, em 20 de dezembro de 1940, Dom José entrou para a ordem franciscana ainda na Alemanha e completou os seus estudos no Brasil, onde se tornou frei e foi ordenado padre. Desde então iniciou a sua jornada de apoio aos mais vulneráveis. Após assumir a diocese de Limoeiro do Norte, em 2000, foi convidado a presidir o Conselho Pastoral dos Pescadores nacional, no ano de 2002.

O bispo também exerceu cargos importantes na CNBB, onde foi Vice-Presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência dos Bispos, além de ser responsável pelas Pastorais Sociais do Regional Nordeste 1 da mesma instituição.

Dom José Haring foi presença profética, viva e solidária na animação pastoral ao serviço do CPP junto às pescadoras e pescadores artesanais, quando presidiu a pastoral entre os anos de 2002 e 2017.

Seu exemplo de presença fraterna segue sendo referência no fazer pastoral nosso de cada dia, na construção do reino e da boa nova.

Rezamos para que o bom Deus, que se fez menino para nos salvar, o receba de braços abertos, nessa data tão importante para a cristandade. Nós aqui, seguimos com saudades e na esperança da construção de dias melhores.