Notícias

Uma prosa sobre pesca e poesia

Membros do Conselho Nacional do CPP reencontram Toinho, o pescador e poeta que ajudou no processo inicial de consolidação do CPP pelo nordeste

09-01-2019
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

                            Conselho do CPP visita Toinho, ´pescador

Antonio Gomes dos Santos, mais conhecido como Toinho Pescador, é um dedicado defensor do rio São Francisco. Poeta e pescador, Toinho teve uma participação importante na construção do Conselho Pastoral dos Pescadores, quando colaborou com Frei Alfredo Schnuettgen, OFM, fundador do CPP, na divulgação e consolidação do trabalho da pastoral.

Em 2007, Toinho ganhou o prêmio Muriqui, do Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica, outorgado a pessoas e entidades por suas atividades em defesa da biodiversidade e conhecimento científico da Mata Atlântica. 

Seu Toinho já foi presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas e membro do Movimento Nacional dos Pescadores (MONAPE). Recentemente, a idade avançada e problemas de saúde têm feito com que ele esteja afastado do dia a dia das lutas populares dos pescadores e pescadoras artesanais. Mas o coração continua em consonância com a preservação do rio São Francisco e com a luta dos homens e mulheres das águas.

No mês de novembro, membros do Conselho Nacional do CPP estiveram em Maceió (AL) com Seu Toinho para agradecê-lo pela sua contribuição na construção do CPP e para convidá-lo a participar do Congresso dos 50 anos, que acontecerá em maio, na cidade de Belém (PA).

Confira o relato feito pela conselheira do CPP, Sueli Miranda, sobre esse encontro!

Visita a Toinho

Após o termino da reunião do Conselho Nacional em Olinda, no dia 07 de novembro/2018, membros do Conselho, Inez Almeida – CPP CE, Ir. Neusa Nascimento – CPP MG/ES, Marcos Brandão - CPP BA/SE, Ormezita Barbosa, secretaria executiva nacional, Sueli Miranda, CPP NO, Ana Karenini e Isabel Silva, da secretaria administrativa, Severino Santos (Bil), do CPP NE e Joana Mousim, da Articulação Nacional das Pescadoras – ANP  estiveram em Maceió visitando  Antonio Gomes do Santos (Toinho), pescador que participa do CPP desde sua origem. 

Em julho, Toinho machucou o pé colhendo folhas de quebra pedra em um terreno baldio, próximo de sua casa, em Penedo – AL. Por ser diabético, esse machucado teve dificuldade de cicatrização e infeccionou. Por isso, ele acompanhado por sua esposa, a senhora Luzinete, precisou buscar tratamento em Maceió, onde mora sua filha Rita. Dado a gravidade da infecção, foi necessário amputar metade do pé e Toim continua o tratamento em Maceió. 

Chegamos à casa da Rita, onde Toinho está com dona Luzinete desde o acidente, por volta das 13h30min. Nos esperavam com  um verdadeiro banquete! Após o almoço, fizemos uma breve celebração com direito a “viagem ao túnel do tempo”. Toinho fez memória da sua entrada nas CEBs, a importância de dona Luzinete para sua participação na Igreja. Relembrou fatos vividos com Frei Alfredo, dos desafios enfrentados na luta para conquistar direitos para pescadores e pecadoras e de suas andanças pelo mundo divulgando a causa da categoria pesqueira.  

Foi feita a leitura do texto de Lc. 5,1-10, tema do congresso dos 50 anos do CPP e cantado o Lamento Nativo, na versão do próprio Toinho, que não se cansava de agradecer a visita e disse: “Não pensei que eu fosse tão importante!” . Ele ficou muito feliz com o convite  para ir à celebração dos 50 anos do CPP que será realizada pelo Regional Nordeste no dia 12/12 em Olinda; e também para a celebração do Jubileu em âmbito nacional, que acontecerá em Belém, no mês de maio de 2019.

Fomos presenteados/as com o livro de poemas “Pescando Cidadania”, de autoria de Toinho. Ficamos impressionados/as com a vitalidade desse pecador que aos 86 anos, apesar das limitações de saúde tem sempre um sorriso nos lábios, um poema e uma rima animando para a luta.    



Belém, 27/11/2018

Conteúdo relacionado