Notícias

Primeira Conferência Livre de Saúde dos Povos das Águas encerra com propostas aprovadas

Também foi eleita a delegada que representará os pescadores/as artesanais na Conferência Nacional de Saúde

18-05-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Texto: Henrique Cavalheiro

A primeira Conferência Livre de Saúde dos Povos das Águas, momento histórico para as comunidades tradicionais pesqueiras, deu continuidade aos trabalhos na tarde desta quinta-feira (18/5), com o lema: “Construindo o amanhã: Proteger o território pesqueiro é garantir a saúde dos povos das águas e de toda a sociedade!”. O encontro on-line é promovido pelo Articulação Nacional das Pescadoras - ANP, Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-PE, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil - MPP e Movimento pela Saúde dos Povos - MSP-Brasil.

Iniciando a programação da tarde, foi realizado os trabalhos em grupo para discussão e criação de propostas e diretrizes para as seguintes temáticas:  Saúde e território pesqueiro; Saúde do trabalhador das águas; Saúde mental nos territórios pesqueiros; Saúde das mulheres pescadoras artesanais; Contaminação por agrotóxicos e poluentes de grandes empreendimentos em territórios pesqueiros; Atenção Primária em Saúde nas comunidades pesqueiras.

Cada grupo debateu sua temática e elaborou 4 propostas de atuação para compor o documento final da Conferência Livre de Saúde dos Povos das Águas, que terá um total de 20 propostas e que será enviado e defendido junto à Conferência Nacional de Saúde. Houve então devolutiva em plenária para aprovação dos pontos levantados nos grupos.

Também foi realizada no período da tarde, a eleição da delegada que representará as pescadoras e pescadores artesanais na Conferência Nacional de Saúde. Foi escolhida para delegada, a companheira Myrelly Gonçalves, da ANP de Pernambuco. Como suplentes foram eleitas as companheiras Raquel Silva, da ANP do Piauí, e Rita de Cássia Silva, da ANP do Rio Grande do Norte.

* AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA – Primeira Conferência Livre de Saúde dos Povos das Águas acontece nesta quinta (18)

Ao longo da manhã, mais de 150 pessoas, entre mulheres e homens das águas, servidores/as e gestores/as do sistema de saúde, pesquisadores/as e demais parceiros/as na defesa de políticas públicas de saúde para os povos das águas, estiveram reunidos para debater a saúde e o bem-estar das comunidades das águas.