Notícias

Pescadores artesanais iniciam encontro de escuta para o Sínodo

18-10-2018
Fonte: 

Assessoria de Comunicação CNBB Norte 2

                           

 

Teve início na noite dessa terça-feira (17) a Escuta Sinodal com os pescadores e pescadoras artesanais dos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão, em Belém/PA, na sede da CNBB Regional Norte 2. Mais de 40 pessoas participam da atividade, representando suas comunidades, sindicatos e organizações.

Dom Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo/MA acolheu os participantes e deu as boas-vindas. Ele destacou o tempo de graça que vive a Igreja da Amazônia, “ tempo de aprofundamento, sensibilidade, ouvindo a voz dos povos tradicionais”, afirmou o bispo. Para ele, os dias do encontro servirão para vivenciar a fraternidade, o espírito de comunhão, pensar nas comunidades mais distantes. “Aqui vamos vivenciar a alegria pela presença de cada um,  de cada uma. Fazer do espaço, um espaço de fraternidade e comunhão”, destacou Dom Valdeci.

Num momento de oração e mística os participantes acolheram a Palavra, a luz (vela) e a canoa. Logo após a leitura do Evangelho, os participantes foram convidados a acender suas velas e, depois, escolher um lado para depositar: um lado representa se foram participar da atividade com alegria, com disposição e o outro lado se foram para o encontro com preocupações, angústias, uma alusão ao texto do Evangelho que foi proclamado na oração. Em seguida, alguns partilharam as experiências da oração e, logo depois, foi realizado o banho de cheiro, em todos os participantes.

O Encontro de escuta dos pescadores e pescadoras artesanais para o Sínodo segue até quinta-feira. Os participantes irão estudar o Documento Preparatório e responder ao questionário proposto ao final do texto. Pe. Dário Bossi, missionário comboniano e assessor da REPAM acompanha e orienta o grupo nesse processo.

Conteúdo relacionado