Notícias

Última etapa do curso Juristas Populares é realizada em Prainha (PA)

12-07-2019
Fonte: 

Assessoria de Comunicação da Diocese de Santarém

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) da Diocese de Santarém promove de 12 a 14 de julho o 5º e último módulo curso de Juristas Populares no Baixo Amazonas destacando o Turma do curso de Juristas popularestema “Direito socioambiental”. A formação ocorrerá na cidade de Prainha (PA), na sede da Colônia de Pescadores Z-31, e é destinada aos pescadores artesanais, lideranças de movimentos sociais, comunidades tradicionais, povos indígenas, colônias de pescadores e sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Prainha, Monte Alegre e Almeirim.

O curso iniciou em agosto de 2018 e sempre ocorreu no município de Prainha.  O projeto “Juristas Populares” é uma proposta de formação para lideranças de movimentos sociais, comunidades tradicionais, povos indígenas, pescadores artesanais, colônias de pescadores, sindicatos de trabalhadores rurais e organizações populares do campo como um todo.

A ideia consistiu na realização de encontros onde são discutidos temas relacionados ao Direito, para fortalecimento das lutas por direitos na região, buscando entender e questionar como funcionam as leis e instituições jurídicas, para que se possa usar o conhecimento adquirido nos encontros, como mais um instrumento de luta e defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e povos que vivem no campo.

 

 

Conteúdo relacionado