Saiu na imprensa

SAIU NA MÍDIA - Comunidade da região do Lago Grande registra morte em massa de peixes em Santarém

As impactantes imagens mostram milhares de peixes de diversas espécies flutuando sem vida na superfície do lago
17-11-2023

Saiu no G1 Santarém e Região — PA, a dura realidade da Comunidade Uruari, no Lago Grande, Santarém, PA. Milhares de peixes, de diversas espécies, foram encontrados sem vida, flutuando na superfície do lago. A seca implacável na região Norte do Brasil deste ano tem complicado a vida e subsistência dos pescadores e pescadoras artesanais locais.

A situação não afeta apenas os moradores, mas também abala a economia local, onde o peixe é o sustento fundamental. O Conselho Pastoral dos Pescadores-CPP tem denunciado e destacado a gravidade da estiagem na Amazônia, revelando o cenário de dificuldades e fome que se apresenta nas comunidades tradicionais.

Não podemos ignorar que essas consequências são resultado de um projeto desenfreado de desrespeito à natureza, refletindo as mudanças climáticas em curso. É hora de unir forças pela preservação ambiental e apoiar essas comunidades em tempos tão desafiadores.

Leia a matéria na íntegra:

Moradores e pescadores da Comunidade Uruari, localizada na região do Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará, registraram na manhã desta quarta-feira (15) uma grande quantidade de peixes mortos.

As imagens impressionantes mostram peixes de várias espécies, mortos, boiando na superfície do lago, de onde moradores de 74 comunidades tiram seu alimento.

A mortandade deixou os comunitários da região preocupados, já que o peixe é o principal alimento dos moradores, afetando também a economia do local.

Maria Auxiliadora, moradora do local, informou que os peixes foram encontrados mortos em uma aérea muito rasa do lago, e ela acredita que o baixo volume de água pode ter provocado a morte dos peixes.

A seca severa deste ano agravou a situação ambiental na Amazônia, deixando rios secos e comunidades ribeirinhas afetadas na questão alimentar e na economia. A falta de chuvas contribuiu para o cenário desolador.

Link da matéria: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2023/11/15/comunidade-da-regiao-do-lago-grande-registra-morte-em-massa-de-peixes-em-santarem.ghtml

Linha de ação: